Conferência com Kate Khudolii (Extrawest)

Kate Khudolii é uma executiva de softwares para recargas de veículos elétricos na Extrawest, empresa de serviços de tecnologia da informação, sediada na Suíça e com um escritório na Ucrânia (onde está situada), que opera em muitos países europeus diferentes em uma grande variedade de campos. Nesta postagem Kate compartilha conosco detalhes das soluções da Extrawest, bem como desafios particulares do mercado no contexto ucraniano. Constata que apesar das adversidades o ecossistema da eletromobilidade tem crescido no País.

O QUE PENSA O ESPECIALISTA

André Fortes Chaves

12/18/20244 min ler

A Extrawest é uma empresa de serviços de tecnologia da informação, sediada na Suíça e com um escritório na Ucrânia, que opera em muitos países europeus diferentes em uma grande variedade de campos. Entre eles, veículos elétricos e recarga. Do seu ponto de vista, quais são os maiores desafios em termos de adaptação de seus produtos e serviços aos diferentes mercados que atende?

(atualização: também temos um escritório de desenvolvimento na Polônia.) Para ser honesta, não achamos muito desafiador adaptar nossa expertise em desenvolvimento de software para outras indústrias para carregamento de VE. Nossa empresa opera no desenvolvimento de softwares desde 2005, e foi isso que nos ajudou a entrar no mercado de eMobility em 2019 em primeiro lugar. O software de carregamento de VE ainda é um software que precisa ser robusto, escalável e confiável, então nossa expertise em outros mercados nos ajuda muito com nossos projetos de eMobility. Falando de projetos de eMobility em diferentes cantos do mundo, eu também diria que as tecnologias e protocolos usados ​​para comunicação de carregadores de VE e soluções CSMS são praticamente universais. Claro, muitos aspectos dependem da localização do cliente (regulamentações governamentais, políticas fiscais, sistemas de pagamento, recursos, etc.). No entanto, dada a nossa vasta experiência com clientes de diferentes cantos do mundo, também não achamos desafiador adaptar nosso serviço a diferentes mercados. Eu diria que o maior desafio é analisar o negócio do cliente minuciosamente, destacar os recursos de maior prioridade e segui-los para o MMP (Minimum Marketable Product). Quando você está apenas começando seu negócio, é muito fácil se perder em um grande número de solicitações de clientes, tendências e "chavões do setor", que nem sempre são necessários. Portanto, analisamos cada solicitação minuciosamente e fornecemos nossas recomendações sobre o roteiro do projeto antes de começarmos o desenvolvimento real.

Muitos países adotaram uma política de subsídios para promover a infraestrutura de carregamento para veículos elétricos. Existe uma política semelhante na Ucrânia ou os atores privados têm que arcar com os custos e riscos do investimento?

Pelo que sei, o único privilégio agora é a ausência de imposto de importação de carros e IVA para EVs usados, trazidos do exterior. Isso atualmente impulsiona o mercado de EV na Ucrânia. No entanto, a instalação da infraestrutura de carregamento de EV é totalmente administrada por atores privados (com algumas empresas estatais, por exemplo, as do setor de serviços públicos, também planejando entrar neste mercado). Obviamente, o país atualmente tem prioridades diferentes, então estou feliz em ver que o mercado de EV cresce apesar de todas as circunstâncias infelizes. Nos próximos anos, espero ver ainda mais crescimento neste setor.

Da perspectiva do administrador e do cliente, você poderia explicar um pouco das vantagens do aplicativo de gerenciamento de estação de carregamento de veículos elétricos (MVP) do seu portfólio? Quais são os benefícios que eles podem ter ao adotar sua solução?

O primeiro e mais importante benefício de ter uma solução personalizada é a independência total de provedores terceirizados. Com o desenvolvimento personalizado, o projeto será personalizado para TODAS as suas necessidades. Você não precisa esperar meses para implementar novos recursos ou integrar seu sistema com diferentes serviços de APIs, pois é você quem define o roteiro de desenvolvimento. Outro benefício significativo é a propriedade dos dados. Nem todos os sistemas SaaS forneceriam de bom grado dados históricos sobre o desempenho da sua rede de carregamento de VE, o que é crucial para analisar seu negócio e/ou implementar alguns recursos baseados em IA. O que também é importante é o acesso à integração flexível de gerenciamento de tarifas e sistemas de pagamento locais. Com uma solução personalizada, você adapta seus sistemas aos mercados que planeja atender, não apenas aqueles que seu sistema SaaS atende. Por fim, você não tem um fornecedor que pode falir repentinamente, deixando você na mão (o que infelizmente aconteceu com algumas empresas de carregamento de veículos elétricos em 2024).

A Extrawest coopera com outras empresas, associações, ONGs, autoridades ou qualquer outra instituição para promover a eletromobilidade na Suíça, Ucrânia ou no Leven Europeu?

Não. Definimos nossa missão como promover a eMobilidade fornecendo serviços de desenvolvimento de software de alto nível para empresas de carregamento de VE em todo o mundo, melhorando assim a UX.

Da sua perspectiva, quais são as principais barreiras ao desenvolvimento da eletromobilidade na Ucrânia?Texto de linha única.

Obviamente, é difícil falar sobre esse tópico enquanto o país está no meio de uma guerra em larga escala. Acredito que depois que a situação se normalizar, veremos um boom do mercado de eMobilidade na Ucrânia, com todos os investimentos do exterior e mais disponibilidade do governo para alocar fundos para vários incentivos e programas de promoção de eMobilidade. Além disso, a burocracia também é um grande problema

O que você acha que seria necessário para a Extrawest entrar e operar no mercado brasileiro de eMobility?

Acredito que atualmente temos todo o conhecimento necessário para auxiliar empresas brasileiras a desenvolver software para operar sua infraestrutura de carregamento de VE. Os mercados de carregamento de VE em diferentes partes do mundo se desenvolvem com padrões semelhantes. Como tivemos a chance de auxiliar dezenas de empresas na Europa, América do Norte e Sudeste Asiático a estabelecer seus negócios do zero, certamente ficaremos felizes em trazer nosso conhecimento e experiência para o benefício das empresas brasileiras.