Conferência com David Odejide (estrategista de conteúdo)

David Odejide é um nigeriano, atualmente morando na Escócia, que se especializou na produção estratégica de conteúdo relacionado a transição energética e eletromobilidade. Sua produção é recebida, como colunista (freelance) em diversas plataformas de alcance internacional de alta expressão, tais como Fusion Motorsports USA, Surge, BatteryCycle e Drive Tesla Canada. Confira essa interessante conversa com David!

O QUE PENSA O ESPECIALISTA

André Fortes Chaves

8/25/20244 min ler

David, hoje em dia você é considerado um criador de conteúdo expressivo sobre energia renovável e, particularmente, eletromobilidade, tendo escrito para algumas plataformas relevantes do nicho a nível internacional. Originalmente, você é da Nigéria (hoje mora na Escócia), onde, como você mencionou, o ecossistema de eletromobilidade está em seus estágios iniciais. Em vista disso, você poderia compartilhar um pouco de como foram seus primeiros contatos com esse tópico, por que ele despertou seu interesse e como foi sua jornada até se tornar um criador de conteúdo relevante na área?

Obrigado, André. Estudei engenharia mecânica na universidade, então, naturalmente, me interesso por assuntos desta esfera. No entanto, os EVs eram um novo tipo de mobilidade na época, mas percebi que as montadoras não se esforçavam muito para fazer os EVs parecerem fisicamente atraentes para os compradores. Era como se fosse algo que só os "nerds" curtem. Isso foi antes da Tesla. No entanto, a Tesla lançou um EV que impressionou com desempenho e ao mesmo tempo parecia ótimo.

Foi interessante ver outras montadoras reagindo à Tesla. Então, comecei a acompanhar as notícias sobre EVs, especialmente as notícias sobre baterias. Gostei especialmente do período em que as startups começaram a crescer e tentaram replicar o sucesso da Tesla. Muitas startups faliram, mas ainda temos algumas em andamento. Foi emocionante ver essas empresas anunciarem novos modelos e então começarem a buscar fundos para P&D.

Tenha em mente que praticamente todos esses desenvolvimentos estavam acontecendo no exterior, já que os EVs não eram uma coisa no meu país na época.

Em um ponto, decidi seguir uma carreira diferente e tentei escrever sobre EVs. Acabou sendo um sucesso e, ao longo do caminho, adicionei energia renovável e sustentabilidade e aqui estou.

Quais aspectos da eletromobilidade despertam mais seu interesse?

No momento, estou interessado em carregamento de VE para pessoas sem estacionamento fora da rua. O carregamento em casa é uma das vantagens de ter um VE porque é conveniente e acessível. No entanto, carregar em casa é difícil quando você tem que estacionar na rua. Mas é um problema enfrentado por cerca de 30% das famílias no Reino Unido. Isso pode torná-los menos entusiasmados em mudar para VEs, pois ter que carregar em público o tempo todo não é conveniente. Portanto, uma solução que permita que os proprietários de carros nessa situação carreguem facilmente aumentará a adoção de VE.

Você poderia compartilhar um pouco do cenário nigeriano sobre energias renováveis, abordando as principais fontes verdes e que tipo de investimentos e mudanças foram feitos para torná-las mais sustentáveis?

As energias renováveis ​​foram responsáveis ​​por cerca de 20 por cento da eletricidade da Nigéria em 2023, de acordo com a Statista, com a energia solar e eólica contribuindo com cerca de 2 por cento. A maior parte da energia renovável da Nigéria vem da hidrelétrica, mas a maioria vem de combustíveis fósseis. Os problemas de energia do país não são desconhecidos, mas podem ser vistos como oportunidades de investimento no setor. No entanto, o governo precisa fornecer um ambiente viável para o setor prosperar, particularmente a produção de painéis solares.

Como você mencionou, agora você mora na Escócia. Então, você poderia também fornecer sua perspectiva sobre o cenário de energia renovável do país? Você acha que é um ambiente propício para a eletromobilidade? O que poderia ser melhorado?

A Escócia é um dos líderes em energia renovável. De acordo com o site do governo, a eletricidade gerada a partir de energias renováveis ​​aumentou 4% no primeiro trimestre de 2024, e havia quase 800 projetos de energia renovável em andamento no final do trimestre. Onde isso se relaciona com a e-mobilidade é que quanto mais verde a rede, menos tempo leva para os EVs compensarem o imposto de carbono da fabricação. O que poderia ser melhorado é garantir que a abundante energia limpa gerada na Escócia se reflita em contas de energia mais baixas para as famílias no país. O atual governo se comprometeu a criar a GB Energy, que terá sede na Escócia, com um de seus principais objetivos sendo reduzir os custos de energia, então, dedos cruzados.

Até que ponto você acha que as energias renováveis ​​e a eletromobilidade podem criar novos empregos e oportunidades de empreendedorismo ao redor do mundo?

A energia renovável pode criar muitos empregos. Por exemplo, há oportunidades na fabricação e instalação de painéis solares, turbinas eólicas, infraestrutura de EV, etc. Os empregos também podem vir da manutenção e operações de infraestrutura de energia renovável, P&D, cadeia de suprimentos, etc. A IRENA diz que a energia renovável sozinha criou mais de 12 milhões de empregos em 2022, para atingir 42 milhões de empregos em todo o mundo até 2050. São muitos emprego.

Como especialista em energia verde e mobilidade sustentável, você vê alguma parceria potencial com o mercado brasileiro?

Ah sim. Estou aberto a colaborações no setor brasileiro de energia renovável e e-mobilidade. Estou aberto a oportunidades de comunicação estratégica, programas educacionais, redação de conteúdo, relatórios, etc.