Conferência com Joaquín González Carrillo (LEAD)

Nesta edição é a vez de ouvir Joaquín González Carrillo, que apresenta alguns aspectos do cenário institucional bem como do mercado da eletromobilidade no México, país que já conta com uma estratégia nacional para a mobilidade elétrica.

O QUE PENSA O ESPECIALISTA

André Fortes Chaves

5/9/20245 min ler

Joaquim, primeiramente, registro meus agradecimentos por concordar em fazer parte desta série de entrevistas com pessoas que atuam em temas relacionados à transição energética e à indústria 4.0.
No contexto da América Latina, alguns países forma pioneiros na criação de planos nacionais para a eletrificação da mobilidade, tais como Chile, Colômbia, Equador, Panama e outros. Atualmente o México conta com uma política similar com metas para adoção da eletromobilidade?

O México é um país que tomou passos relevantes em direção a objetivos associados ao clima. Por exemplo, em 2012 editou diversos atos regulatórios abordando mudanças climáticas. Uma das mais relevantes é a "Ley General de Cambio Climático" a qual criou instituições, alocou diversas responsabilidades, aderiu ao Acordo de Paris, entre outros. Adicionalmente, o México adotou outras estratégias a fim de alcançar outros objetivos ambiciosos.

Entre as mais notáveis figura a ‘Estrategia Nacional de Movilidad Eléctrica' (a partir daqui referida apenas como Estratégia), a qual, concluída em 2018 pelo Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturiais (Semarnat), visa promover incentivos e prover fundamento ambiental, tecnológico, financeiro e legal para o desenvolvimento da mobilidade elétrica, além de visar colaborações entre os setores público e privado, sociedade civil e parceiros internacionais para incrementar a eletrificação no país.

Esta Estratégia criou diversas metas de curto, médio e longo prazo. Entre eles está a redução da poluição advinda de veículos a combustão interna, visando 50% das vendas de veículos com emissões zero até 2030 e 100% até 2040.

A nível nacional, os incentivos da Estratégia para aumentar a adopção da eletromobilidade incluem descontos nos pedágio, isenções fiscais, deduções fiscais para depreciação de veículos eléctricos e deduções para investimentos em bicicletas e motociclos eléctricos. Existem também incentivos para deduções fiscais diárias para uso temporário de veículos elétricos, instalação gratuita de medidores de estações de carregamento pela empresa estatal de eletricidade (Comisión Federal de Electricidad ou CFE) e isenções de imposto de propriedade de veículos e verificação de veículos.

Vários estados também oferecem programas adicionais, como bônus de renovação para táxis, híbridos e veículos elétricos, e incentivos para transporte de carga com baixas emissões.

Notavelmente, as vendas de veículos elétricos em 2021 aumentaram 92,9% em comparação com 2020, com o México produzindo mais de 157.730 veículos elétricos de 2020 a 2022. A indústria automotiva do México está definitivamente crescendo.

Estes grandes passos em direção à mobilidade elétrica fizeram com que o México se tornasse o quarto maior exportador de veículos eléctricos para os EUA, beneficiando-se da sua proximidade, acordos comerciais como o USMCA, mão-de-obra qualificada e recursos naturais, contribuindo para a integração norte-americana.

Recentemente a BYD anunciou a instalação de uma fábrica no México para atender ao mercado da América do Norte. Você entende que este poderia ser um passo favorável para a disseminação da eletromobilidade no México? As autoridades mexicanas ofereceram algum incentivo para atrair esta instalação da fábrica?

Sim, e não apenas BYD; A Tesla também expressou sua intenção de estabelecer uma fábrica no México para produzir um modelo Tesla (embora ainda não haja uma data de início para a fábrica).

Embora as condições exatas ou os incentivos específicos, se existirem, sejam desconhecidos, é evidente que o atual quadro regulamentar, que como vimos favorece a indústria da eletromobilidade, pode ter influenciado positivamente as decisões destas empresas em fazer tais investimentos.

Já existem montadoras fabricando veículos 100% elétricos ou híbridos plug-in no México?

Em 2023, havia 8 empresas produzindo carros elétricos ou híbridos plug-in no México, incluindo Zacua, Ford, GM, WTech, Questum, entre outras. Além disso, prevê-se que nos próximos anos novos intervenientes entrem no mercado e que haja uma mudança tecnológica significativa no México e no mundo.

Segundo dados da Industria Nacional de Autopartes, estima-se que 3.812.623 unidades elétricas serão produzidas na região norte-americana até 2029.

Além disso, é importante ressaltar que o mercado interno de automóveis novos teve uma recuperação significativa em 2023. O aumento da demanda exigiu níveis de produção mais elevados. A produção total de janeiro a dezembro de 2023 foi 14,2% superior ao mesmo período de 2022, e esta tendência positiva também se estendeu aos veículos híbridos e elétricos.

Em relação às estações de recarga, existe alguma política para instalação de infraestrutura nos espaços urbanos e rodovias?

Sim, o México implementou políticas e iniciativas para promover a instalação de infraestruturas de carregamento em residências, centros urbanos, centros comerciais, estacionamentos públicos e autoestradas. Estas políticas visam apoiar o desenvolvimento de infraestruturas de mobilidade eléctrica e facilitar a adoção de veículos eléctricos em todo o país.

Algumas das ações mais relevantes incluem: i) instalação gratuita de medidores de energia elétrica nas residências pela Comissão Federal de Eletricidade (CFE), ii) baixa carga regulatória caso uma empresa queira instalar carregadores de carros elétricos em suas instalações; e iii) instalação de carregadores de carros elétricos gratuitos (ou quase) em alguns locais públicos pelo CFE.

No geral, o México reconheceu a importância da infraestrutura de carregamento no apoio ao crescimento da mobilidade elétrica e implementou várias políticas e programas para promover a instalação deste tipo de carregadores em diferentes locais.

No Brasil, está em vigor a Resolução 1.000/21 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na qual adota-se uma regulação mínima como mecanismo de incentivo à disseminação deste equipamento. A Resolução prevê que qualquer interessado pode explorar comercialmente esta atividade a preços livremente negociados. Você poderia indicar se existe uma regulação própria específica para estações no México?

Existe a Ley de la Industria Electrica, algumas agências federais como a CFE, CENACE, que estabelecem diferentes regras que regulam o fornecimento de eletricidade no contexto de estações de carregamento de eletricidade privadas.

O atual quadro jurídico regula consideravelmente o preço da eletricidade em algumas etapas da cadeia de valor da eletricidade, e isto tem um efeito nas decisões de preços. Porém, quando a eletricidade é oferecida aos consumidores finais (proprietários de automóveis elétricos ou híbridos), cabe às empresas decidir quanto cobrar dos consumidores.

Por exemplo, antes de 2023 algumas empresas como Tesla, Evergo e BMW (operando sob a plataforma ChargeNow) costumavam fornecer eletricidade gratuitamente ao cliente final, no entanto anunciaram no início de 2023 que começariam a cobrar um custo de eletricidade.

No entanto, algumas pesquisas mostram que o preço médio para carregar totalmente um veículo elétrico custava em 2023 até $ 10,50 pesos MXN ($ 0,61 USD em 21/04/2024), o que torna a compra de um carro elétrico ou híbrido um bom negócio.